A máquina de costura

Desde que eu me lembro por gente, minha mãe costura. Me lembro dela costurar pra fora uma época e juntar dinheiro pra comprar uma bicicleta para o meu irmão. Me lembro dela ter uma overloque e costurar bolsas e calças jeans para uma confecção. Minha mãe sempre costurou e sempre muito bem. A máquina de costura que ela tem hoje é a mesma da minha infância, inúmeras vezes consertada, hoje adaptada para o pedal elétrico.
Singer Zig Zag
Minha mãe, com esta maquininha, igual à da foto que peguei na internet, já fez vestidinho de bebê, uniforme da pré escola, vestido de formatura da 8a. série, do colegial, fez batinhas de grávida e muitas peças de enxoval. De noiva e de bebê.

Eu nunca costurei. Nunca tive interesse em aprender nem minha mãe nunca me forçou a isso. De uns tempos pra cá, acho que depois que nos mudamos e eu tenho "mais tempo" em casa, me deu vontade de costurar. Por mais corrido que seja o dia a dia, não temos a rotina de ir à casa de amigos e da família então sobra muito mais tempo para o "estar em casa", coisa que eu, confesso, adoro. E quanta coisa dá pra fazer com uma máquina de costura, isso eu bem sei.

Pensei em trazer uma máquina que minha sogra tem e não usa, mas tinha o problema da diferença de voltagem. Então decidi comprar uma nova. Básica. Para iniciante.

Janome Sew Mini
Fiquei impressionada com o tamanho e o peso desta maquininha. Também fiquei encantada com o encantamento do Lucas quando abri a caixa, ele achou fascinante!! Pacientemente (coisa um pouco rara) deixei que ele explorasse todos os botões, alavancas e todo o mecanismo. Isso durou mais de uma hora. Até que eu expliquei para ele que aquele era o meu brinquedo e ele acabou entendendo.
Como eu disse, eu nunca costurei. Mas, como meu filho, eu também devo ter sido uma criança muito curiosa e foi mágico eu me sentar em frente à máquina e ver minhas mãos explorando-a, sem saber, eu já conhecia cada detalhe, cada parte do mecanismo. E me lembrei de como eu achava difícil passar a linha até chegar na agulha.

Já fiz alguns remendos, hoje comecei meu primeiro projeto de iniciante e a minha filha também já está fazendo os projetinhos dela :) Vou monstrando pra vocês.

Boa noite e que a alegria esteja com todos vocês.

Comentários

  1. Sandra!
    Lá em casa somos três irmãs e todas herdamos da nossa mãe, a arte de costurar. Tanto que cada uma de nós tem sua própria máquina de costura, presente dela. Naquela época era muito comum, aulas de técnicas domésticas no colégio de freiras que frequentávamos e além dos borbados, pinturas em tecido, aprender a costurar tbm era preciso. Agradecerei eternamente a ela, por me infiltrar neste meio tão rico em criatividade. Já que depois que crescemos e amadurecemos, descobrimos que assim é a linha da vida...um ponto de cada vez e ponto à ponto alinhavamos a nossa história.
    Um gde abraço e muito sucesso com essa nova companheira.
    Fê.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra! Obrigada pelo carinho de sua visita!
    Gostei muito de sua forma de escrever.
    Desejo-lhe sucesso na arte da costura.Genética vc já tem...rsrsrs.
    Beijos. Te aguardo pra outras prosas.

    ResponderExcluir
  3. o snadra sobre o passarinho - sabe que eu fiquei olhado para o post e ele está do ladinho do passarinho do twi - e quase estão iguais mesmo - boa ideia a tua - vou ver se consigo esta façanha-
    esta máquina é igualzinha da minha mãe - e está intereça ainda-
    e ela tb foi costureira de mão cheia, sempre com encomendas e lhe rendia dinheiro - ela com as costuras conseguiu construir a casa , mulheres porrretas-
    agora vamos ver o que apronta na tua
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  4. JÁ LHE ENVIEI O CONVITE DO AMIGO SECRETO!!! DÁ UMA OLHADA Q O MAIL PODE ENTRAR NA CAIXA DE SPAM OU NA LIXEIRA!
    SEJA BEM VINDA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. E como lembro da máquina da vó. Já ganhei bolsas lindas feitas nela! A vó Dula tinha uma também, com um pedal enorme. Eu cabia sentada nele e fingia que era meu carro. Hehe

    Quero ver os projetos que vocês finalizarem!

    Amo vocês!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sandra! Obrigada pela visita!
    Menina, também estou procurando uma Janome para comprar, mas ainda estou em dúvida. Como não prego botão, penso que seria melhor uma basiquinha. Mas e se eu der pro negócio? Aì vou ter que comprar outra! Então, ainda não me decidi. Estou tendo aulas de patch, mas estou engatinhando ... Em breve estarei postando o resultado desse meu primeiro curso. Que bom que gostou da carinha nova do meu blog! Tô te seguindo ... Beijinho!

    ResponderExcluir
  7. Olá,Sandra,boa noite!
    Vim aqui agradecer sua visita e comentário muito carinhoso em meu blog!
    Aproveito para te desejar um excelente fds prolongado.
    lidiane

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandra, então meu blog tem problema para ser visualizado FIRE FOX....você abre por ele não é?

    Obrigada por me avisar.

    bjs

    Tati

    ResponderExcluir
  9. Sandra, obrigada pelo comentário em meu blog e por seguí-lo. Vim correndo ver o seu e, de primeira, vi que mora em Brasília. Morei toda a minha vida aí!! Adoro Brasília, meu apto. é no Guará II (tão bonitinho). Enfim, agora moro na praia...ai ai sol, sombra e água fresca...delícia. Adorei sua história da máquina, fico pensando em comprar uma para mim...te procuro para ver qual a melhor, havia pensado mesmo nesta Janome Sew Mini, parece levinha e fácil. beijão e obrigada mais uma vez, Chris

    ResponderExcluir
  10. Oie, Sandra estou passando pra agradecer a visitam tb ja estou te seguindo. Estas maquinas de costura antigas são mesmo umas preciocidades, na casa do meu pai tem duas q foram da minha mãe, ela já é falecida,vou trazer elas pra mim, mesmo q não use apenas pra ter elas guardadas como recordaçao. Bjossss

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho uma máquina desta que era da minha mae, eu não consigo costurar tecidos grossos nela..como regulo? A sapatinha
    fica muito precionada.

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma máquina igual esse antiga mas saiu a parte do encaixe de linha no disco soltou e nao consigo por novamente ele e diferente dos outros fica do ladinho me ajude por favor esse é o único meio de trabalho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas