"A Semana com as Crianças" ou "Porque não tenho blogado"

Porque não tenho blogado

Dias atrás um blogueiro fez um lista de coisas que mais o irritam nos blogs. E duas delas me caíram como uma luva:
- Blog sem posts
- Pessoas sem tempo

E uma coisa acaba se amarrando a outra e quando eu vou fazer um post novo depois de ter ficado um certo tempo sem novidades, a primeira coisa que vem à mente é explicar o porque do sumiço, dizer que as coisas andam corridas... mas vamos combinar que é chato ouvir desculpas, principalmente quando elas se repetem com frequência.

Gosto muito do blog e sempre faço os posts com muito carinho mas não tenho nenhum compromisso "temporal" com ele. Posto quando posso e quando eu quero. Geralmente eu quero sempre mas posso bem menos... olhaí a Sandra reclamando do tempo e explicando o porque da ausência!

Mas não sou só eu não, vejo muito isso por aí e a gente acaba se acostumando mas é algo a se observar pra não se tornar cansativo.

Pois bem. Hoje eu preciso explicar o porque da minha ausência pois o que tenho feito é o assunto do post.

Quem acompanha o blog sabe que tenho dois filhos, uma mocinha de 12 anos - a minha Lu - e um furacãozinho chamado Lucas - ou Luquinhas, ou Lucão, depende da ocasião - de 4 anos. Vinha pensando numa maneira de melhorar a qualidade do tempo que passo com eles. Lu está crescendo e acho muito importante estreitar os laços especialmente nesta fase em que a tendência natural da criança é se afastar um pouco. Mãe cansada, irmãozinho pentelho que quer atenção o tempo todo, notebook pra fazer companhia... tsc tsc tsc... eu precisava dar um jeito nisso.

Primeiro eu chamei Lu pra uma conversa que deveria ser séria:
- (...) Lu, eu vou cortar um pouco o notebook seu, tá.
Nisso Lucas interrompe:
- Você não vai cortar o notebook da tatinha não viu! ÓÓÓÓÓÓÓ você falou uma coisa muito feia, o papai disse que é feio falar assim, óóóóó, tô de olho em você (fazendo aquele gesto com os dedos, apontando pros olhinhos dele e pra mim).

Disfarcei pra não gargalhar, mas conversei bastante com ela e expliquei a minha idéia:


A Semana com as Crianças


A cada dia da semana, de segunda a sexta-feira, nós três fazemos uma atividade diferente:

Segunda: Arte
Terça: Jogos
Quarta: Culinária
Quinta: Limpeza e Organização
Sexta: Sessão Cinema em Casa

Estamos na sexta semana e a cada dia aprimoramos mais as técnicas.

Na segunda temos feito colagem nos álbuns de recordações, cartões e presentinhos artesanais. Esta semana fez muito frio e nós fomos fazer artes na cama, pernas cobertas e mesinhas no colo.

A terça é o dia mais tranquilo. Não é preciso muito planejamento, é só escolher na hora o que jogar: videogame, cartas, jogo de tabuleiro...

A Quarta já requer planejamento como pudemos observar nas últimas semanas. Escolhemos na véspera ou se possível ainda no sábado - que é o dia de compras - o queremos fazer, geralmente uma sobremesa, e já compramos os ingredientes que faltam. Se não der pra planejar e não tiver ingredientes nós improvisamos com o que tem. Também é legal. Lu gosta muito de cozinhar, acho muito bacana isso. Ela assiste programas de culinária, copia receitas que vê nos livros, tem jeito pra coisa. E vê-la ensinando o irmão é algo emocionante.

A Quinta deveria ser o dia de fazer arte e a segunda só de scrapbooking mas achei importante e necessário incorporar o hábito de manter as coisas em ordem à nossa rotina: recolher brinquedos e objetos fora de lugar, tirar o pó dos móveis, organizar uma caixa ou uma gaveta. Lu coloca uma música e faz com muita alegria. Já o Luquinhas ainda tem muito o que aprender e nós, muito a ensinar.

A Sexta já era o nosso dia mundial da pizza e agora é também o dia em que assistimos um filme juntos. Escolhemos um filme que os três possam assistir mas ainda não consegui fazer com que o Lucas fique conosco assistindo. Acho que rola um certo ciúme e necessidade de dar o contra, característica marcante nele =) Ele quer assistir, fica espiando, mas diz que não quer, que quer assistir o canal dele... No dia seguinte ele pede pra assistir o filme e depois no outro dia e no outro... Mas a gente insiste, ou persiste, acho importante. Aperfeiçoamos a atividade deste dia e agora, pra ficar mais legal, nós assistimos um infantil, geralmente um desenho e, depois que o Lucas dorme, Lu e eu - e meu marido, quando ele quer e pode - assistimos outro filme. A partir desta sexta vamos começar a "saga" Harry Potter. Este dia exige também planejamento. Até quarta escolhemos o que vamos assistir e na quinta os filmes devem estar à mão.

Comment da Lu:
"Já assistimos: Tá Chovendo Hambúrguer, O Gato de Botas, Como Treinar o seu Dragão, Shrek, replay do Tá Chovendo Hambúrguer (porque nós deixamos para escolher o filme no dia, íamos assistir Happy Feet 2 mas não deu já que estava muito em cima da hora)."



Então é isso. Sábado e domingo é "dia de ficar junto", sem nenhuma atividade combinada. O tempo é livre para passear ou ficar em casa e fazer o que quisermos. Ô coisa boa que é ter família né gente?! Cansa mas é bom demais.


Obrigada por acompanhar o blog, volte sempre. Demora mas eu apareço =)

E que alegria esteja com todos vocês ♥

Comentários

  1. SAN...
    VC NÃO FAZ IDÉIA DA DIFERENÇA QUE ESSES DIAS IRÃO FAZER NA VIDA DE SEUS FILHOS MAIS PRA FRENTE...
    O QUE NÓS MAIS TEMOS DE PRECIOSO SÃO AS LEMBRANÇAS...E SEUS FILHOTES TERÃO AS MAIS FELIZES POSSÍVEIS...
    SAUDADES...
    BJINHOS E ATÉ MAIS...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!

    Serve de exemplo para um montão de mãe que diz "Não sei o que fazer com meus filhos", você mostrou que basta se organizar e que as crianças são prioridade, então assim você não dá espaço para eles pensarem em bobagens, parabéns.

    beijos e bom final de semana.

    Fátima

    ResponderExcluir
  3. Tenho que fazer isso aqui em casa...foi ótimo vir aqui e ler isso..deu um clique de "si mancol" com as crias.
    Obrigada querida.
    Beijos para vcs.

    ResponderExcluir
  4. oi Sandra
    realemnte a falta de tempo
    e tem blogs que sempre cmeçam os post assim
    eu acho que tem que fzer o post já falando a que veio e ão porque não veio antes - todos temos problemas e estamos sem tempo - eu adoraria ter tempo para psotar todos os dias, fazer artes pra postar todos os dias, e comentar todos os blogs que adoro - mas me cotento em fzer o que posso - - e a tua ideia com teus filhos é gneial e em primeiro lugar a familia - é isto aí amiga
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra, mas que coisa boa foi a sua visita lá em casa, não me esqueço do cupuaçu não...
    Gostei de sua idéia de planejamento familiar, tenho 4 filhos, todos estão grandes, então meu planejamento agora é brincar com Luka, cuidar da minha casinha e costurar Tildas, hehe, vida de vovó, um dia você saberá como é.Parabéns pelos lindos filhos e bela família.
    Um abraço de Fernanda

    ResponderExcluir
  6. oi san
    realmente o correio falhou novamente
    não recebi este ultimo que tu falou
    mas mesmo pagnado comum a obrigação dos correios é entregar - eu acho um absurdo isto - eles fazem o que querem com a gente -
    eu teho várias encomendas que retornam pra mim - ou extraviam e eles falm que estão procurando-
    eu aluguei uma caixa postal nos correios - para ver se melhora tudo isto
    eu tb te mandei um embrulho e falei q era só um livro - e pelo jeito tu não recebeu - mandei pra Pepa, pra ana paula louceiro .... e não tenho resposta de nada -
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  7. agora que reli os emails dos coments
    tu me perguntou como cortar a lata de refri -
    começa com a tesoura pelo buraco da latinha e cort com vontde aquela parte mais durinha e vai até o fundo e corta o fundo fora e a frente de cima fora -
    será q deu pra entender?

    ResponderExcluir
  8. Olá San

    Obrigada pela visita.

    Eu tenho loja física, mas vendo para todo o Brasil, me mande o seu CEP, que te informo o valor da peça mais o frete.

    Passe para meu e-mail:

    mariamariaartes@hotmail.com

    Beijos

    Fátima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas