Reaproveitando giz de cera

Aqui em casa sempre tem toquinhos de giz de cera, restos de anos anteriores, eu até separei uma parte pra eu usar nas minhas artes. Acho que nunca contei aqui mas eu gosto muito de trabalhar com giz de cera e giz pastel. Também acho mágico o trabalho de ilustração em livros infantis.

Nesta semana estava ajudando meu filho com o dever de casa e vi a quantidade enorme de pedacinhos de giz que temos e o Lucas não gosta de usar os quebrados então coloquei em prática uma ideia que tinha visto várias vezes: derreter o giz e mesclá-los para serem reaproveitados.

Fácil, fácil. É só quebrar os pedaços de giz de forma que caibam em forminhas de alumínio - usei forminhas mini - quanto mais variadas as cores, mais bonito fica. Mas você pode separar por cores também, vários tons da mesma cor. Enfim, quando eu vou fazer tutorial aqui no blog eu não gosto de ficar falando como deve ser feito, ditando regras, acho que cada um tem que libertar sua imaginação. Eu gosto de compartilhar a idéia e cada um faz do seu jeito.

Passo a passo - reciclagem de giz de cera

Coloque as forminhas numa assadeira maior, leve ao forno e deixe por cerca de 10 minutos, até que o giz tenha derretido. Tire do forno com cuidado para não mesclar muito as cores e deixe esfriar.

Ele se solta com muita facilidade da forminha, basta dar uma batidinha.

Vocês podem ver na foto que se forma na superfície uma espécie de nata com cera sem pigmento. Retire esta parte para deixar melhor acabado e para que o giz possa ser todo utilizado. Como fazer isso? Com uma faquinha aquecida (cuidado!!), esfregando numa panelinha aquecida, se você tiver uma específica para artesanato ou simplesmente esfregando numa folha de papel até sair esta parte.

Voilá, giz de cera novo, criativo e pronto para novas artes.

Giz de cera reciclado

Espero que tenham gostado.


San

Comentários

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas